Por favor, não divida seus problemas com as crianças!
- Carolina Galdino Soares
- 12 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Hoje pela manhã, me emocionei pensando nisso. Não por ter sido alguém que suportou o peso dos problemas dos pais, mas por ter sido alguém que não precisou fazer isso.
Eu sei que a vida é dura, em algumas situações quase insuportável. Mas em hipótese alguma jogue o peso dos problemas de um adulto sobre os ombros de uma criança. Deixe as crianças serem crianças! Deixe elas acharem que o mundo é mesmo mágico, que tudo na vida é brincadeira e que o maior problema da vida dela é o dever de casa.
Sempre compartilhei que não sou uma pessoa ansiosa e, refletindo melhor sobre isso, talvez essa tenha sido a causa. Eu sabia que meus pais tinham os problemas deles, mas nem de longe eu conseguia imaginar quais eram, e para falar a verdade, até hoje não sei ao certo. Sei que a maior parte eram relacionados a dinheiro, porque isso era fácil de perceber quando eu queria alguma coisa e eles diziam que "agora não". Mas mesmo diante dessas situações, isso não parecia um problema para mim, porque ir comer no carrinho de hambúrguer da esquina de casa era um dos meus programas favoritos. Eu realmente não sentia falta de nada. Sou uma pessoa mais forte e resiliente porque tive a chance de ser criança de verdade, sem carregar pesos que não eram meus.
Você consegue entender a importância disso? A infância é um período precioso, cheio de descobertas e crescimento. As crianças precisam de um ambiente seguro e livre de preocupações adultas para se desenvolverem de forma saudável. Quando protegemos sua inocência, estamos garantindo que elas cresçam emocionalmente equilibradas e felizes.
Procure um amigo, um terapeuta, um padre, um pastor, um exorcista, qualquer coisa. Mas não desmorone e não fale sobre seus problemas para uma criança. Afinal, o que ela pode fazer para resolver tal questão? Expor crianças aos problemas dos adultos pode ter efeitos duradouros em sua saúde mental e emocional, resultando em ansiedade, depressão e dificuldades de relacionamento no futuro.
Vou terminar te dando uma dica simples para conseguir isso: seja um super-herói para seu filho. Mesmo com medo, um herói não se abala, está sempre pronto para cuidar e proteger todos ao seu redor. Não seja você o responsável por destruir a mágica da vida da sua criança. Imagine o mundo dela desabando ao ver seu herói totalmente destruído ou esbravejando coisas por aí.
No final das contas, a maior herança que podemos deixar para nossos filhos é a certeza de que foram amados e protegidos. Deixe que a inocência e a alegria da infância iluminem seus dias, e permita que a mágica de ser criança prevaleça.
Comments